Paraná

Após acordo, agentes penitenciários encerram greve no Paraná

28 mai 2015 às 13:18

Os agentes penitenciários do Paraná decidiram pelo fim da greve em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (28). Por unanimidade, os servidores optaram pelo encerramento das negociações. Uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em favor da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) considerava a greve ilegal.

"Isso traria sérias consequências aos trabalhadores, como responsabilização da entidade sindical, dos dirigentes e de todos os agentes penitenciários que participaram do movimento", explicou o Sindarspen em nota divulgada pelo Facebook.


Na segunda-feira (25), a categoria e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) se reuniram e chegaram a um acordo. A pasta se comprometeu a cumprir nove itens da pauta de reivindicações. Entre eles estão a elaboração de um plano de segurança e a reestruturação das unidades, consideradas defasadas.


Reprodução/Facebook

Os agentes também decidiram intensificar os procedimentos de segurança por meio da campanha Marcelo Pinheiro. "Foi convencionado e reconhecido que existe muito pouco agente, muitas responsabilidades e as unidades não têm estrutura para trabalhar. Enquanto não se tem dinheiro nem projeto para cumprir isso, nós faremos os procedimentos de segurança", detalhou a presidente do Sindarspen, Petruska Sviercoski em entrevista à Folha de Londrina. A campanha leva o nome de um servidor executado em março, dentro do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, durante um atentado externo. (Com informações da repórter Mariana Franco Ramos, da Folha de Londrina).


Continue lendo