Paraná

Ambientalistas fazem protesto-performance em Curitiba

05 jun 2001 às 17:08

A população parou, ao meio-dia, na Rua XV de Novembro, em pleno centro de Curitiba, para assistir a uma performance de ambientalistas para marcar o Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente.

Os alvos dos protestos foram a devastação das florestas, a lei do deputado federal Moacyr Micheletto (PMDB/PR), que pretende restringir as áreas de proteção ambiental, e a divulgação da 8ª edição da Lista Suja do Paraná.


A Lista Suja é uma relação, elaborada pelo sétimo ano seguido por entidades ambientais, com o nome de empresas e órgãos públicos, considerados "culpados" por crimes contra o meio ambiente.


Os manifestantes também aproveitaram para fazer o lançamento, no Paraná, da Campanha Desmatamento Zero. O objetivo é coletar um milhão de assinaturas em todo País para pressionar o Congresso Nacional a aprovar um projeto de lei de autoria dos deputados Fábio Feldmann (PSDB/SP) e Jaques Wagner (PT/BA), que está tramitando no Congresso desde 1992. O projeto determina normas para a utilização e proteção dos recursos naturais da Mata Atlântica. Só no Paraná, o movimento espera recolher 50 mil assinaturas.


Na manifestação, cerca de 100 ambientalistas seguiram em passeata até o lado de uma barraca da prefeitura - montada no local também em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Ali, simbolizando a mata do Paraná, elas foram "derrubadas" por motoserras. Em seguida, uma bandeira do Paraná foi estendida em cima das pessoas deitadas no chão, numa alusão ao Estado devestado, enquanto um "juiz" devidamente paramentado leu a Lista Suja do Estado, condenando as empresas e órgãos públicos pelos crimes cometidos.

Leia mais em reportagem de Maigue Gueths, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira


Continue lendo