Alunos, servidores e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fizeram uma manifestação na Praça Santos Andrade, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira.
A manifestação foi o lançamento da campanha "UFPR Viva", que pede a contratação de professores efetivos e servidores, recursos para a manutenção e aumento das vagas da universidade.
Chovia muito no momento da manisfestação, o que não impediu os estudantes de seguirem um carro de som cantando slogans como "não pago, não pago, não pago, educação é dever do estado", carregando cartazes e faixas. A passeata foi da Praça Santos Andrade até a Reitoria.
A campanha deve continuar promovendo debates e manifestações e pretende conseguir uma audiência com o ministro da Educação, Cristóvam Buarque. Segundo informações da Rádio CBN, somente as dívidas de água e luz da UFPR já somam 3 milhões de reais e a previsão é de que os recursos para o próximo ano diminuam cerca de 17%.
O quadro de professores pode entrar em colapso. Com a reforma da Previdência, os pedidos de aposentadoria aumentaram. Neste ano já foram 88, e mais 135 devem ocorrer em 2004, mas, por enquanto, apenas 67 novas vagas foram abertas.