A Patrulha Escolar Comunitária apreendeu, no início da tarde desta sexta-feira (11), um menino de 12 anos que portava um revólver calibre 38 carregado com cinco cartuchos de munição. A apreensão aconteceu no Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha, que fica no bairro de Contenda, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Esta é a vigésima arma recolhida desde o início deste ano pelos policiais que atuam como consultores de segurança nas escolas estaduais em todo o Paraná - a maioria das apreensões aconteceu na Região Metropolitana de Curitiba.
O diretor da escola onde a arma foi apreendida, Francisco de Paula Moreira Neto, ressalta que o menino que estava com a arma é um aluno exemplar e representante de turma. "Ele estaria se sentindo incomodado com brincadeiras de outros meninos da mesma faixa etária e, pelo que nós apuramos, foi para assustar estes colegas que ele levou a arma para a escola", contou.
De acordo com o diretor, no intervalo das aulas o aluno apreendido mostrou a arma a um colega que o estaria chateando. "A escola acionou a Patrulha Escolar Comunitária. Os pais do aluno também foram chamados e acompanharam o encaminhamento dele até a Delegacia do Adolescente pela equipe policial militar, juntamente com o diretor. "Foi um caso que não reflete nossa realidade", afirmou o diretor.
Em 2007, além da apreensão de 20 armas de fogo, os policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária atenderam a dez chamados relacionados a tráfico de drogas. Desde o início deste ano foram feitos 44 encaminhamentos de adolescentes por atos infracionais e 17 detenções de adultos. O projeto está presente em metade das escolas estaduais do Paraná, atendendo a quase 900 mil estudantes, 65,7% do total de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.