Começou nesta segunda-feira a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho na América Latina Logística (ALL), concessionária do sistema ferroviário no Sul do País. Além da conscientização dos funcionários, a empresa deve investir R$ 200 mil em ações externas.
Esse é o terceiro ano da campanha, que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes com trens na região. Pela manhã, houve a simulação de um acidente envolvendo um trem e um carro em uma passagem de nível, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. Será produzido um vídeo educativo com as imagens da simulação.
A campanha de divulgação sobre os riscos de acidentes, principalmente em áreas urbanas, começou no último dia 18 e está acontecendo em vários pontos dos 7,2 mil quilômetros de trilhos sob responsabilidade da ALL. Esse é o terceiro ano da campanha. Quase 500 escolas das cidades-alvo, além de transportadoras, empresas de ônibus e postos de combustíveis receberão cerca de 150 mil exemplares da cartilha que trata do assunto.
Nas casas próximas à linha férrea, haverá distribuição de 10 mil panfletos e imãs de geladeira. O meterial divulga o número 0800-6439090, que serve para comunicar situações de perigo envolvendo trens, pessoas ou o meio ambiente.
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Departamentos de Trânsito (Abdetran), em 1998 foram registrados no Sul do País 75 acidentes ferroviários, com 18 vítimas. Os principais acidentes com trens da ALL no ano passado foram descarrilamentos de vagões, não envolvendo pedestres ou carros, mas causando prejuízos à natureza.