Os produtores de cana-de-açúcar do Paraná vão passar a exportar álcool combustível por meio de um terminal exclusivo no Porto de Paranaguá. A construção desse terminal corresponde a uma das medidas assinadas pelo governador Roberto Requião, que criou o programa de expansão do setor sucroalcooleiro e a implantação de um "álcoolduto", de Curitiba a Paranaguá.
A instalação de um terminal exclusivo para exportação de álcool no Porto de Paranaguá vem sendo defendida pela Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar) para reduzir custos e tornar o produto paranaense competitivo no mercado externo.
O Governo do Estado determinou ainda a realização de estudos para subsidiar uma futura negociação com as concessionárias de rodovias e ferrovias, com o objetivo de redução de custos da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro.
O Paraná é hoje o segundo produtor brasileiro de açúcar e álcool e a previsão da Alcopar para este ano é colher 28 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que serão transformadas em 1,1 bilhão de litros de álcool e 1,8 milhão de toneladas de açúcar.
A atividade atualmente gera 16 mil empregos diretos e 48 mil indiretos.
Informações da AEN