O apresentador de televisão Luiz Carlos Alborghetti morreu nesta quarta-feira (9), em Curitiba, aos 64 anos. "Cadeia", como era popularmente conhecido, sofria com um câncer de pulmão, que havia se espalhado e atingido o cérebro. Após passar vários dias em uma UTI que estava instalada em seu quarto, Alborghetti morreu em casa.
Luiz Carlos Alborghetti nasceu em Andradina, interior de São Paulo, em 12 de fevereiro de 1945. Iniciou a carreira em 1976 em uma rádio de Londrina, já com programa policial. Três anos mais tarde, estreou na TV. Em 1982, foi eleito vereador em Londrina e dois anos depois venceu as eleições para deputado estadual, cargo em que ocupou três mandatos.
Em 1992, Alborghetti estreou o Cadeia Nacional, levando seu programa para todo o Brasil, através da Rede CNT. Depois de passar por algumas emissoras de televisão, por falta de patrocinadores, acabou desempregado. Em 2007, passou a apresentar o programa Cadeia Sem Censura exclusivamente pela internet.
"Ele estava muito debilitado. Há três semanas esteve aqui (na Assembleia) e em determinado momento não reconheci. Conversamos bastante aquele dia", contou o deputado Antonio Belinati (PP). Os dois trabalharam por muitos anos na Rádio Londrina. "Lamento muito pela perda. Ele teve uma carreira brilhante. Foi inovador em todos os sentidos, na rádio e na TV. Alborghetti viveu grandes momentos de glória", completou.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, decretou luto oficial de três dias no município. "Devemos muito a ele. Como vereador e deputado estadual sempre levou e defendeu o nome de Londrina. Mesmo em Curitiba, manteve seu domicílio eleitoral em Londrina e defendia a cidade", declarou.
O corpo de Alborghetti será velado na Assembleia Legislativa do Paraná.
Confira alguns vídeos famosos do apresentador no Youtube. Este primeiro foi a última aparição de Alborghetti, em um vídeo gravado em 17 de outubro de 2009 e disponiblizado em um blog de homenagens a ele.