Paraná

Agricultores ameaçam invadir agência do BB

04 set 2001 às 21:53

Agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Comissão dos Reassentados Atingidos por Barragens do Iguaçu (Crabi) iniciaram hoje (04/09) uma série de protestos que se estenderão por toda a semana em Cascavel (PR). As manifestações fazem parte da Semana Nacional de Jornada de Luta pela Terra.
Cerca de 150 pessoas realizaram um ato público em frente à agência do Banco do Brasil e depois seguiram em caminhada até a praça do Migrante, no centro, onde permanecerão durante três dias.
Segundo o presidente da Crabi, José Uliano Camilo, os agricultores querem a liberação de recursos do Pronaf D (Programa Nacional de Agricultura Familiar), que autoriza o empréstimo de até R$ 5 mil para os produtores, através do Banco do Brasil. Segundo ele, a liberação do convênio deveria ter ocorrido em julho e vem impedindo o plantio da safra de milho e feijão.
Na quarta-feira, os agricultores fizeram um protesto em frente ao banco exigindo a liberação dos recursos. José Camilo ressaltou que se hoje não ocorrer uma definição sobre o Pronaf D, os agricultores poderão invadir a agência. 'Estamos buscando negociar há muito tempo. Se precisarmos invadir o banco, podem ter certeza que só sairemos com o dinheiro em nossas mãos', ameaça.

* Leia mais em reportagem de Gilmar Agassi na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira


Continue lendo