Paraná

Agentes penitenciários fazem protesto contra mudanças

27 jun 2012 às 11:41

Aproximadamente 100 agentes penitenciários fazem uma manifestação desde as 10 horas da manhã desta quarta-feira (27) em frente à sede do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), na avenida Anita Garibaldi no bairro Cabral, em Curitiba. Eles protestam contra uma possível mudança na escala de trabalho.

Com a manifestação, os agentes também querem pressionar os resultados de uma reunião, que acontece hoje entre representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) e da direção do Depen. Dependendo dos resultados, a categoria ameaça entra em greve. Os agentes fazem o trabalho interno nas prisões do estado.

Hoje, a escala de trabalho dos agentes penitenciários é de 24x48, ou seja, eles trabalham 24 horas e folgam 48 horas. Essa jornada foi estabelecida em novembro de 2010 após uma negociação junto ao governo do Paraná. Antes, segundo o sindicato a escala era de 12x36, o que era prejudicial aos trabalhadores. "A escala anterior 12X36 é muito prejudicial a saúde do trabalhador penitenciário. Todo dia na unidade e o contato por muito tempo com a massa carcerária causam doenças aos servidores", esclarece o sindicato.


Continue lendo