Paraná

Agências de Viagem querem revitalização do centro de Curitiba

23 nov 2000 às 19:04

A Associação Brasileira de Agência de Viagens, regional Paraná (ABAV-PR), quer transformar Curitiba num pólo de turismo. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor e atrair ainda mais visitantes para a cidade, a Abav elaborou um projeto de revitalização do eixo que vai da Rua Barão do Rio Branco, na região Central, até a Avenida Sete de Setembro. A região, afirma o presidente da Abav-PR, Antônio Azevedo, é ideal para agrupar hotéis, bares, restaurantes e estabelecimentos que alavancam o mercado. Azevedo garante que o projeto vai recuperar o trecho da cidade, hoje abandonado.

O projeto, denominado Curitiba Downtown, tem a "simpatia" do governo e da prefeitura, conforme salienta Azevedo, mas ainda depende de avaliação. "No momento ele está hibernando", metaforiza. Ele admite que a implantação do projeto deve partir do governo e da iniciativa privada. Azevedo classifica a iniciativa da Abav-PR como uma "mobilização", mas garante que todos os esforços serão feitos para que o Curitiba Downtown seja implantado.


O projeto contempla o eixo que vai desde o centro histórico, partindo da Praça Generoso Marques e Rua XV, seguindo pela Barão do Rio Branco, até a Avenida Sete de Setembro. A meta é reformar os imóveis existentes neste trecho, construir um centro de convenções, para suprir a carência de um grande centro de eventos em Curitiba, e também incrementar uma área de lazer que já se esboça no local. Com a implantação do projeto, a Abav-PR estima a geração de pelo menos cinco mil empregos.

Azevedo ressalta que esse implantação seria a longo prazo e acredita que seriam necessários cerca de três anos para a revitalização da área estar concluída. "O que daria um ânimo para o setor de turismo na cidade", conclui. Na próxima semana, Azevedo apresenta o projeto para Secretaria de Esporte e Turismo.


Continue lendo