O superintendente da Infraero, José Roberto de Paula, aposta agora na instalação de um novo equipamento para minimizar os problemas causados pela neblina, como os que aconteceram ontem e hoje. "A previsão é que até o final do ano instalemos na outra cabeceira da pista, o ILS-II (Instrument Landing System), juntamente com mais um ALS.
Com o novo equipamento, mais sofisticado, a visibilidade horizontal da pista pelo piloto será de 400 metros e vertical de 30 metros. Se não houver teto na cabeceira principal, pode haver na outra", disse. O prazo para a instalação dos dois equipamentos, que já estão no aeroporto, é de dois meses. O investimento total é de cerca de R$ 11 milhões.
O ILS-II funciona através de sinais eletrônicos recebidos dos equipamentos instalados no solo, exigindo que as companhias aéreas equipem as aeronaves com o sistema de auxílio-rádio e qualifiquem a tripulação para operá-lo. De acordo com o superintendente, 70% dos aviões que operam no aeroporto não possuem o equipamento nem pessoas habilitadas para operá-lo. Eles ficam sobrevoando o aeroporto até conseguirem operar com o ALS.
O aeroporto já possui o ILS-I, que permite visibilidade horizontal a 800 metros e teto a 60 metros da pista.