O advogado Plácido Soares faz o lançamento do livro "Alerta Geral – Violência, Criminalidade e Segurança Pública" às 18 horas desta sexta-feira, na Biblioteca Pública do Paraná. Logo depois, ele fará uma palestra sobre o tema.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, o livro traz o estudo da origem e crescimento da criminalidade no Brasil desde a década de 60.
"Estamos completando três décadas, através das quais o Brasil vem perdendo a guerra contra a criminalidade, que não recua e nem dá sinais de queda, chegando ao ponto do insuportável, colocando o País entre os mais violentos do mundo", analisa Plácido Soares.
O advogado, que também é consultor em segurança e pesquisador criminal, com pós-graduação em processo penal, aponta o êxodo rural, na década de 60, como início dos problemas.
Seguiram-se então os crimes de sobrevivência e atos de vandalismo, que se juntam ao terrorismo político da época, a influência dos meios de comunicação, a subversão dos costumes vigentes e a exploração das cenas de violência.
A decadência dos valores éticos e morais culminaram com o consumo de drogas que levam aos crimes contra o patrimônio e a vida. Para o autor, a solução está no restabelecimento da ordem pública. "A cultura política é de negociação. É preciso endurecer, obedecendo as leis, e atuar com mais rigor no combate ao crime".
A Biblioteca Pública do Paraná fica na rua Cândido Lopes, 133, centro de Curitiba.