Um menino de 16 anos morreu afogado na manhã deste domingo (17) no Balneário Ipacaraí, em Matinhos, no litoral do Paraná. Segundo o tenente Eziquel Roberto Siqueira, do Corpo de Bombeiros, Jhonatan Penteado Gonçalves foi encontrado submerso por volta de 11h20, a uma distância de 60 metros da praia.
"O jovem estava com sua namorada, Allini Pulcini, nadando em região não protegida por guarda-vidas, longe do posto. Em certo momento, ele foi carregado por uma corrente de retorno e não conseguiu mais voltar", contou Siqueira.
A corporação informou que foi acionada às 10h20 e que mobilizou vários recursos para encontrar o adolescente. A vítima foi localizada cerca de uma hora depois, com o apoio do helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp).
Jhonatan foi atendido na areia da praia por um médico da tripulação e por outros dois que estavam no local. Em seguida, foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. Apesar das tentativas de reanimação, o menino não resistiu e faleceu ainda na manhã de ontem. O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.
De acordo com balanço da corporação, esse foi o sétimo afogamento com morte registrado durante a Operação Verão, que começou no dia 21 de dezembro de 2012 e terminou neste domingo. "Coincidentemente, tivemos uma morte no primeiro dia da operação e uma no último", lembrou Siqueira. O tenente alerta os banhistas para que sempre procurem locais protegidos por guarda-vidas e que obedeçam às sinalizações das praias. (Atualizado às 9h29)