O ácido sulfúrico transportado por um caminhão que tombou na pista vaza há quase 12 horas na BR-116, próximo à represa do Capivari, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), cerca de mil litros de ácido sulfúrico vazaram do caminhão, que viajava de Cajati (SP) a Santa Catarina.
O ácido continua caindo de uma das escotilhas da carreta, mas segundo o IAP não há risco de contaminação do córrego que passa próximo ao local e desagua na represa.
O caminhão tombou na "Curva do Sono" por volta das 4h30. Seis bombeiros do posto do Bairro Alto - que fica a 40 quilômetros do local -, em Curitiba, foram ao local. Sem equipamentos apropriados, eles contiveram o vazamento utilizando terra. Pelo menos um dos bombeiros sofreu queimaduras causadas pelo ácido.
Uma retroescavadeira da prefeitura de Campina Grande do Sul foi utilizada para abrir valetas que evitam que o ácido se espalhe.
Segundo informações da rádio CBN, a transportadora Maitas, proprietária do caminhão, traria de São Paulo outro caminhão para fazer o transbordo do produto.
Mas, às 16 horas, quase 12 horas após o acidente, o caminhão ainda não chegou ao local do acidente. Para que o transbordo seja realizado, uma bomba especial será trazida de Itajaí (SC).
O local do acidente está isolado, mas não há informações de congestionamentos no local. O IAP colheu amostras da terra contaminada pelo ácido, e poderá multar a empresa.