Paraná

Acidente provoca vazamento de 15 mil litros de substância

22 fev 2008 às 17:59

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) acompanharam, nesta sexta-feira (22) o atendimento prestado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil a um acidente envolvendo dois caminhões que provocou o vazamento de 15 mil litros de acetato de amila (substância inflamável usada como solvente na fabricação de tintas) na pista na BR 116. O acidente ocorreu quilômetro 48, próximo ao município de Campina Grande do Sul (RMC), e não provocou dano ambiental.

Na colisão, a válvula do tanque do caminhão abalroado rompeu-se, provocando o vazamento. Sob orientação do IAP, os bombeiros colocaram terra sobre a pista para impedir que o produto entrasse em combustão.


Durante os trabalhos, a pista ficou parcialmente interditada devido ao risco de explosão com o aumento da temperatura. Um caminhão de espuma - material utilizado para evitar incêndios em acidentes envolvendo substâncias químicas - do Corpo de Bombeiros permaneceu preventivamente no local.


O caminhão que transportava a substância inflamável pertencia à empresa Transflotilha (de São Paulo) e saiu da capital paulista com destino a São Bento do Sul (em Santa Catarina). Já a proprietária da carga era a empresa Oxipleno.

As informações são da AEN.


Continue lendo