Paraná

Acidente entre van e carro deixa sete mortos no Norte do Paraná

11 dez 2014 às 07:50

Um grave acidente matou sete pessoas no começo da madrugada desta quinta-feira (11), no km 133 da PR-082, em Lunardelli, no Norte do Paraná. Uma van Mercedes de Floresta e um Astra com placas de Umuarama bateram de frente em uma curva. Oito pessoas ficaram feridas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis ocupantes da van e um do carro morreram no local. São eles: Álvaro Malaguti; Maria de Jesus Miante, 66 anos; Neusa Aparecida Malaguti; Rita Roselon dos Santos; Rubens Aparecido dos Santos; Maria Dolores Viana da Silva, 48 anos e Anderson da Silva, 34 anos. Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Ivaiporã.


Após a batida, os veículos pegaram fogo. Os sobreviventes contaram com a ajuda de usuários da via e conseguiram sair antes do início das chamas. As sete vítimas fatais tiveram os corpos carbonizados.


Quinze pessoas ocupavam o utilitário; oito sofreram ferimentos leves. São eles: Juliete de Souza Ferreira, 41 anos; João Mariano Neto, 69 anos; Juliana Mariano, 28 anos; Manoel Messias da Silva, 50 anos; Silas Messias da Silva, 29 anos; Reginaldo da Silva, 35 anos; Sheila Maria de Camargo, 29 anos e uma adolescente de 15 anos. Uma criança de apenas quatro anos saiu ilesa. Os feridos foram encaminhados ao Hospital e Maternidade de Lunardelli e ao Hospital Municipal de Ivaiporã.


Os bombeiros demoraram cerca de duas horas para apagar as chamas, resgatar os feridos e os corpos. Segundo o tenente Rafael Alves Blasques Dias, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, nove profissionais participaram dos trabalhos. "Usamos um caminhão para retirar os corpos e mais duas ambulâncias". Foram utilizados 2.500 litros de água na contenção das chamas.


Ainda conforme o tenente, a van saiu de Engenheiro Beltrão, no Centro do Paraná, e passou por vários municípios. As pessoas viajavam com destino a Curitiba para buscar atendimento médico em hospitais e clinicas especializadas. O utilitário havia sido locado por várias prefeituras da região.


Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), indícios coletados no local do acidente e depoimentos dos ocupantes da van levam a crer que o motorista do Astra estava em alta velocidade e não conseguiu concluir a curva, vindo a invadir a pista contrária. A velocidade recomendada no trecho é de 80 km/h. Segundo o cabo Irmani, do Posto Rodoviário de Ubá do Sul, o trecho tem acostamento estreito e é comum a ocorrência de acidentes, mas não nesta proporção. "Ficamos preocupados e assustados com a violência do impacto e também com o incêndio dos veículos. Para se ter ideia, o Astra ficou partido ao meio", disse.


Ainda de acordo com ele, não havia condições adversas de tempo no momento da colisão. O tráfego ficou interditado por cerca de 40 minutos para remoção dos veículos. A PRE pede que os motoristas exerçam a direção defensiva. "Cada um deve fazer a sua parte para que não aconteçam mais acidentes como esse", pediu.

(Atualizado às 9h41)


Continue lendo