Um grave acidente na PR- 445 na manhã desta quinta-feira causou a morte do ex-prefeito de Tamarana (67 km ao sul de Londrina), Édison Siena, 60 anos, e da estudante Franciele Christine Licks, 23 anos. A colisão aconteceu por volta das 10h30 no trecho entre Mauá da Serra e Tamarana. Segundo informações da Polícia Rodoviária, os dois veículos, uma camioneta Ford F1000 do ex-prefeito e um Peugeot 206 da estudante, bateram de frente em uma curva fechada. Após o choque, os carros ainda caíram em um barranco de cinco metros.
De acordo com familiares, o ex-prefeito estava lúcido no momento em que a equipe de resgate chegou ao local, mas ele não resistiu e faleceu a caminho do hospital. Franciele, que era estudante de odontologia na Universidade Norte do Paraná (Unopar), morreu no local.
O filho de Siena, Ronaldo Deber Siena, reclamou da falta de rapidez no atendimento. ''Se há um serviço de socorro, ele deve funcionar. A equipe não tinha um médico no carro e houve demora na escolha do hospital para onde meu pai seria levado. Se a decisão tivesse sido tomada logo, talvez algo pudesse ter sido feito.''
A assessoria de imprensa da Rodonorte, concessionária responsável pela via, disse que o procedimento usado foi o de costume e que foi feito tudo para tentar manter a vida de Siena. A empresa afirmou ainda que a equipe e os carros estão preparados e equipados para realizar atendimentos de alta complexidade. Segundo a assessoria, a demora se deu devido ao fato de os corpos estarem presos às ferragens.
Siena foi vereador em Londrina durante 23 anos, por cinco mandatos consecutivos, no período de 1973 e 1996. Colegas de trabalho relembram do esforço que o vereador fazia em prol da zona rural, em especial Tamarana, onde foi o primeiro prefeito eleito depois da emancipação do município, em 1995. ''O Édison lutou bastante pela emancipação e sempre lutou pela zona rural e pelos mais carentes. É uma grande perda'', relembra o colega, o vereador de Londrina, Tercílio Turini (PSDB).
Siena nasceu em Serrana (SP). Ele era funcionário aposentado da Prefeitura de Londrina. Era casado com Dirce Moura Siena e deixa quatro filhos. O corpo está será no Salão Paroquial da Igreja de Tamarana e será sepultado nesta sexta-feira, às 11 horas, naquele município. O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), decretou luto oficial por três dias. A Prefeitura de Tamarana decretou para sexta-feira ponto facultativo para o funcionalismo público.
Até o fim da noite desta quinta, o corpo da estudante permanecia no Instituto Médico-Legal de Londrina. A família, que é de Santa Catarina, deveria chegar à noite.