Quatorze pessoas ficaram feridas num acidente ocorrido na manhã de sábado entre três ônibus na Rua Eduardo Victor Piechnik, no trecho conhecido como Curva do Tomate, no trajeto entre Curitiba e São José dos Pinhais. Quatro foram encaminhadas em estado grave para os hospitais Cajuru, Evangélico, do Trabalhador e de São José.
Dois ônibus da empresa Catarinense (cada um com 43 passageiros), que estavam indo de Curitiba para o Beto Carreiro, pararam num congestionamento. O motorista de um terceiro ônibus que vinha logo atrás, da empresa São José, que fazia a linha Curitiba-São José dos Pinhais, não teria conseguido freiar e teria batido na traseira do ônibus de turismo, provocando um engavetamento. "A responsabilidade foi do terceiro ônibus. O impacto foi grande", declarou o soldado. As testemunhas que estavam no local afirmaram que o ônibus de linha vinha em velocidade mediana.
O motorista do primeiro ônibus de turismo, de placas MRD 3470, de Blumenau (SC), Gilmar Cansian, 42 anos, disse que tudo ocorreu muito rápido. "Não deu tempo de nada. Quando percebi, eu já havia sido envolvido no acidente. Apenas segurei o veículo para não atingir nenhum outro carro que estivesse na frente", relatou.
O motorista do segundo ônibus, Adilson de Souza Santos, 36, confirmou as informações prestadas por Cansian. Disse que havia um congestionamento grande na região. "Foi por causa do tráfego lento", defendeu. O motorista do ônibus de linha, Raul Ramos, 49, teve ferimentos generalizados e não foi localizado ontem pela reportagem da Folha para prestar esclarecimentos.
As testemunhas disseram que o ônibus de linha levava cerca de 80 pessoas no momento da colisão. O número foi negado pelo fiscal da empresa São José, Francisco Esteves. "Não sei o número certo, mas neste horário não tinha mais de 20 passageiros", afirmou. A lotação média de um ônibus é de 35 pessoas e muitos passageiros estavam em pé. O ônibus deixou a estação Guadalupe, no Centro de Curitiba, às 7h22. O acidente teria ocorrido por volta das 8 horas.
O acidente entre os três ônibus deixou um congestionamento de um quilômetro e meio durante quase duas horas.