Um traficante de aves se envolveu em um acidente por volta das 22h de quarta-feira (14) na BR-116, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Pelo menos 33 dos 40 pássaros silvestres que estavam sendo contrabandeados morreram.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do carro e bateu em um barranco. Com o impacto, as gaiolas foram arremessadas para dentro de um rio.
De acordo com testemunhas, o traficante acabou estrangulando algumas aves, para tentar se livrar do flagrante. Entre os pássaros sobreviventes, segundo reportagem do site G1 Paraná, estão três Ararinhas brasileiras e uma Ararajuba, ameaçadas de extinção. Elas foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Curitiba.
Já o traficante de animais foi levado para o hospital com ferimentos na cabeça. Após recuperação, ele será preso por crime de transporte ilegal e maus-tratos. A multa pelo crime varia entre R$ 500 e R$ 5 mil.
Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram recuperados 760 aves silvestres em todo o estado. (com informações do site G1 Paraná)