Poucas pessoas que têm casa em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e que estão inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) anterior a 2002 atenderam ao chamado dos municípios e pagaram ou renegociaram suas dívidas até sábado passado. Em Pontal do Paraná, a prefeitura está dando uma nova chance aos contribuintes e ampliou o prazo até o próximo dia 20. Já Matinhos vai aguardar só até sexta-feira. Com o levantamento em mãos, a partir de outubro os dois municípios pretendem ajuizar as ações de Execução Fiscal.
Além das novas ações judiciais, a partir de dezembro as prefeituras estarão colocando em leilão os imóveis que estão em processo judicial há muito tempo, e cujos proprietários não saldaram suas dívidas.
Segundo a procuradora fiscal de Matinhos, Maria Liane Lopes Brun, a execução destes processos é um pouco demorada porque muitos imóveis estão com o cadastro desatualizado. ''As pessoas têm que saber que devem comunicar o município sempre que venderem ou fizerem alguma alteração no imóvel'', disse.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina