A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) interditou mais duas casas noturnas da capital entre a noite de sexta-feira (1º) e a madrugada deste sábado (2). Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, o Gaitaço Sertanejo, no Butiatuvinha, em Santa Felicidade, e o Hermann Club Dançante, no Orleans, apresentaram irregularidades junto ao Corpo de Bombeiros e foram impedidos de abrir as portas novamente até normalizar a situação.
A blitz de ontem percorreu sete estabelecimentos comerciais, entre bares, restaurantes e casas de shows, sendo que apenas um foi considerado adequado. De acordo com a tenente Franciele Hoflinger, comandante da Aifu, duas casas de dança e uma lanchonete também apresentaram algum tipo de problema, mas com prazo para regularização. Um outro vistoriado, localizado na região sul, teve suas atividades sonoras (som mecânico) paralisadas, porém, como não oferecia risco eminente, foi autorizado a continuar aberto.
Na noite anterior, o Bar Curityba, o Class Night Club e dois andares do Aos Democratas da Rua Dr. Pedrosa, todos no bairro Batel, já tinham sido fechados. No total, o Paraná tem mais de 70 estabelecimentos considerados irregulares, segundo o Corpo de Bombeiros.
A Aifu acontecia periodicamente, mas foi intensificada após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no dia 27, deixar 236 pessoas mortas e mais de 130 feridas. Na capital, participam da ação bombeiros, policiais militares e civis, guardas municipais, agentes da Vigilância Sanitária, secretarias do Urbanismo e do Meio Ambiente, Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosed) e Fundação de Ação Social (FAS), além de representantes do Ministério Público (MP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). (Atualizado às 11h59)