Quem compareceu à 35.ª etapa do Ação Cooperar, no Bairro Novo, em Curitiba, teve a oportunidade de se tornar doador de medula óssea e contribuir para a recuperação de pacientes que necessitam de transplante.
O mutirão Ação Cooperar é um programa do governo do Estado, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. O programa leva à população serviços de caráter imediato e essenciais para o desenvolvimento da cidadania. Esta etapa foi realizada das 9 às 17 horas, no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard.
Na avaliação do presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Novo C, José Aparecido da Silva, programas como o Ação Cooperar devem acontecer freqüentemente.
Os alunos do colégio tiveram benefício extra. Técnicos da Sanepar que trabalhavam como voluntários durante o evento, constataram que a água do reservatório da escola estava sem cloro. De imediato, uma equipe da Sanepar, especializada foi acionada, e ainda durante a manhã do sábado, a água limpa estava garantida.
Além disso, uma equipe do Hemepar cadastrou doadores de medula óssea e fez coleta de sangue durante o evento. Os visitantes com mais de 18 anos e menos de 55, que quiseram se tornar voluntários, tiraram apenas 10 ml de sangue, garantindo seus cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Para as crianças, o Provopar Ação Social preparou uma programação especial com o projeto "Bocão e os Vampiros do Paraná", com objetivo de ensiná-los como cuidar da higiene bucal. A 35.ª etapa do Ação Cooperar também foi marcada por diversas atrações artísticas e recreativas, com teatro, shows de dança e música, e apresentação do grupo de axé Balança Brasil e a dupla Willian e Renan.
AEN