Paraná

Abranet cria ponto para troca de tráfego de dados na internet

06 jun 2001 às 15:49

A Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet) anunciou a criação do NAP Abranet, serviço de troca de tráfego de dados no país.

A iniciativa conta com o apoio da empresa norte-americana Savvis Telecomunications, que investirá R$ 5 milhões em equipamentos, e da Dedalus.com, empresa brasileira que atua na área de centrais de dados.


"Nosso objetivo é oferecer uma alternativa de conexão IP (Internet Protocol), garantia de qualidade de serviços e melhoria nos preços", disse o presidente executivo da Abranet, Roque Abdo.


Atualmente, o principal fornecedor de serviços de troca de tráfego na internet no Brasil (backbones) é a Embratel. De acordo com a Abranet, muitos dos 200 provedores associados à entidade reclamavam dos preços cobrados pela operadora.


"Teremos a possibilidade de reduzir custos. Pode ir de 30% até, em determinadas circunstâncias, 60%, 70%. Isso depende do tamanho do provedor, da largura de banda e de como ele opera hoje", disse Abdo.


A operação do NAP Abranet começará em São Paulo em meados de julho. Até o final do ano ele deve ser levado para o Rio de Janeiro e, no primeiro semestre do ano que vem, para Belo Horizonte e Brasília.


< Leia mais>Ajuda indispensável


Continue lendo