Paraná

Abertura aos sábados divide lojistas em Londrina

21 mar 2004 às 10:13

Mesmo com o anúncio feito pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de fiscalizar as lojas que permanecessem abertas na tarde de sábado, alguns estabelecimentos do centro de Londrina funcionaram normalmente até as 18 horas.

Ao contrário das lojas do Centro, o comércio da Avenida Saul Elkind, nos Cinco Conjuntos (zona norte), preferiu baixar as portas e evitar as possíveis multas. ''Se todo mundo ficasse aberto, eu também ficaria. Mas pagar a multa é pesado e prefiro fechar por medo'', afirmou Renê Marcos Salina, gerente de uma loja de tintas.


A fiscalização foi solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Londrina, que reclama da falta de pagamento de horas-extras e compensação de trabalho por parte de algumas lojas.


O presidente do sindicato, José Lima, garantiu que se as lojas respeitassem o direito dos trabalhadores, não haveria problemas na abertura aos sábados à tarde. Mas a alegação feita pelo sindicato não é sustentada por grande parte dos trabalhadores e donos de lojas da zona norte.

Leia a matéria completa na edição deste domingo da Folha de Londrina


Continue lendo