Paraná

A plasticidade que a web oferece

01 jul 2001 às 20:03

Desde que a Internet se disseminou entre os usuários de todo o mundo, a crítica mais frequente que se aplica a esse meio de comunicação se refere ao seu conteúdo superficial. Sites especilizados em bate-papos, em detalhes considerados dispensáveis, fortaleceu uma falsa impressão de que a web estaria unicamente disposta a amenidades.

Entretanto a realidade da rede mundial de computadores traz surpresas como um site londrinense totalmente dedicado ao universo das artes plásticas. O endereço www.auladearte.com, criado e mantido pelo pintor e escultor João Cesar Werner, está na web desde 1º de junho. Com o objetivo de divulgar as artes plásticas em geral, possui links diversos, que também permitem estudos sobre conceitos de Estética e Comunicação Visual.


A seção dedicada às artes plásticas traz comentários sobre as obras de grandes como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Vincent Van Gogh e Pablo Picasso. Em breve, o site deve exibir nota biográfica de Rembrandt e links sobre "O que é arte" e "Técnicas Artísticas".


Outra seção interessante, já que são raros os artistas dispostos a discutir o processo criativo, refere-se à "Estética". Conceitos como belo, sublime, catarse, gosto, trágico, grotesco, prazer, imaginação, admiração, estranhamento, empatia, feio, cômico e ilusões visuais são apresentados e discutidos com o usuário. Desde que Platão e Aristóteles travaram a primeira discussão sobre o belo, o bem e a verdade, valores que podem ou não andarem juntos, o Ocidente não deixa de tentar entender por que o ser humano contempla um objeto de arte e o considera "belo". Hegel, Schiller, Fernando Pessoa e outros expoentes da cultura ocidental contribuíram para manter esta dialética que talvez nunca se conclua.


A seção sobre Comunicação Visual traz estudos sobre forma (figura e fundo, simetria, movimento), superfície (cor, luminosidade, textura, harmonia), composição (unidade, equilíbrio, proporção) e gestalt.


Mesmo com conteúdo já solidificado, a página promete novidades para breve. Artistas parananenses como Henrique Aragão, Paulo Menten e João Werner devem ter parte de suas obras exposta na homepage. Um curso de arte em três níveis - básico, prático e avançado - estará disponível em breve. Ensaios sobre as relações da arte com o emocional, a representação, a abstração e a técnica também estão entre as próximas atrações. E críticas de arte, analisando as mais recentes exposições, devem também compor o www.auladearte.com.

A última atualização foi em 23 de junho. Desde que foi criada, a página tem mantido uma média regular de acessos, variando entre 26 até 235 cliques diários. O site, ainda novo, pode se tornar um fértil suporte para as discussões sobre artes plásticas, confirmando um potencial que a Internet tem como principal qualidade.


Continue lendo