Paraná

A permanente busca por explicação para o mundo

01 ago 2001 às 10:46

Todas as religiões, culturas, pessoas, além da natureza utilizam-se de símbolos para a sua comunicação. São centenas de figuras, entre simples e elaboradas, que agora foram reunidas no "Livro Ilustrado dos Símbolos", lançado pela Publifolha - sexto livro da série Livros Ilustrados.

Se observarmos à nossa volta podemos perceber que o mundo está repleto de símbolos. Vários deles são reconhecidos imediatamente, como as bandeiras nacionais ou os alfabetos. Outros são de origem incerta e significam coisas diferentes para povos distintos. É o caso da serpente, que simboliza o mal no Ocidente e a sabedoria, na China. Também não é para todos que o número 13 e o gato preto trazem azar.


O Livro Ilustrado dos Símbolos inclui milhares de representações visuais do Ocidente e do Oriente, explicando seu significado, além de explorar suas origens na arte, religião, literatura, psicologia e no folclore.


A introdução do livro destaca que é próprio do ser humano não apenas sobreviver e se reproduzir, mas também buscar explicações para tudo. Quando deparamos com mistérios, usamos símbolos para representá-los. A maioria das pessoas desconhece o significado e a importância de grande parte desse simbolismo, e assim uma área de grande riqueza permanece fechada.


O significado dos símbolos se desenvolve ao longo do tempo, mudando conforme o contexto cultural e ganhando complexidade. Os temas que os originam, no entanto, são praticamente os mesmos desde os primórdios da humanidade: a fertilidade da mulher e do solo, o nascimento, a vida e a morte.


Em todo o mundo, os símbolos têm relação com as verdades mais profundas. A lua tem sido tão reverenciada quanto o sol. Cada animal ou planta tem associações que lhe são próprias. A morte ou imolação de um deus ou rei é um tema comum, e assim por diante.


O tema da deusa ou mãe terra permeia a mitologia do mundo e data de milhares de anos atrás. A inevitabilidade da morte é outro tema comum. Em muitas partes do mundo a simbologia dos sonhos é tratada com seriedade. O psiquiatra Sigmund Freud estudou o simbolismo dos sonhos e descobriu que grande parte deles se relaciona com a realização de desejos.

Alguns personagens modernos de ficção alcançaram um status de semideuses similar aos dos antigos heróis gregos. Por exemplo, o Superhomem e assemelhados encarnam o arquétipo masculino clássico da força poderosa e heróica que luta pelo bem. Ao consertar as coisas erradas do mundo, atendem a uma necessidade inata de todos nós. O Livreo Ilustrado dos Símbolos pode ser adquirido nas principais livrarias por R$ 29,00 ou pelo site: www.publifolha.com.br ou ainda pelo televendas 0800-140090.


Continue lendo