Paraná

A Internet está na mira de todos

05 abr 2001 às 20:06

Will Landers, Analista do Credit Suisse First Boston

É normal o que está acontecendo com as empresas da Internet?



99 % das empresas que começam a operar em qualquer setor da indústria acabam fracassando. O que acontece no caso das pontocom é que a indústria é tão visível, tão atrativa para o público e para a imprensa, que tudo o que acontece sai a luz, o que não acontece em outras industrias que se desenvolvem em setores ou países onde ninguém está a par do seu desenvolvimento.


Mas eu não acredito que o número de fracassos das start-ups seja muito diferente ao de qualquer outra indústria, mas que neste caso foi dada muita publicidade ao setor. Mas, de qualquer forma, temos que reconhecer que muito dinheiro foi esbanjado e que muitos negócios que não deveriam ter sido financiados saíram adiante . E agora estamos pagando o preço.


Como vê o futuro a curto prazo do setor?



É muito provável que as companhias que tem modelos de negócios não sustentáveis fiquem sem dinheiro nos próximos seis à doze meses. E que em 2002 somente sobrevivam aquelas empresas que possuem um plano de negócios decente e uma verdadeira razão para existir.



Todo o boom da Internet foi só uma bolha?



Se observamos a evolução da Nasdaq ela parece ser definitivamente uma borbulha: algo que subiu rápido e que logo teve uma queda repentina. Estamos nos mesmos níveis que no início de 1999. Claramente existiu um retrocesso em termos de valorização. Todos os lucros conseguidos em 1999 e em 2000 foram perdidos. Por isso, não está errado falar de uma borbulha neste termos.



Quem é responsável?


Para mim todo mundo tem um pouco de culpa, desde os empresários até os capitalistas de risco, desde os analistas até os investidores, que queriam acreditar que as valorizações faziam sentido e que queriam continuar investindo. Naquele momento, havia muitos investidores e muito dinheiro... E também haviam muitas pessoas que nunca antes haviam tido experiência com um mercado em baixa e que não souberam reagir quando ele chegou.


Mas sinto que é preciso ter em mente que muitas das mudanças radicais que a Internet introduziu na vida das pessoas estão aqui para ficar e não vão desaparecer de um dia para o outro. Por isso, também não acredito que um grupo específico possa ser culpado.


< Leia mais>Telefônica X PT Telecom


Continue lendo