A força de vida que impulsionava o pintor holandês Van Gogh (morto há cem anos) a pintar compulsivamente inspirou a atriz baiana Ia Santanché a montar e interpretar a peça "A Cadeira do Consultório do Dr Gachet ou Van Gogh by Ia", que será apresentada hoje, às 20h30, e amanhã, às 19 horas, na Arcádia Livraria e Eventos de Arte.
Baseada no livro "Cartas a Théo" - Van Gogh escrevia diariamente ao irmão -, a atriz deparou-se com uma força tão grande e vital que chegou a influênciá-la e resolver não deixa o teatro. "Van Gogh não se alimentava, bebia a água da tina onde limpava os pincéis. Era pobre e nunca deixou de trabalhar e acreditar na sua arte. Me senti forte para resgatar quem me resgatou", conta.
No espetáculo, Ia também entrega-se à arte com afinco. O personagem é um anônimo que utiliza os signos do teatro e da dança para expressar as fases da vida do pintor e revelar os movimentos e as cores dos quadros. "O fio condutor da peça é a pintura, mas faço também um giro pelo que Van Gogh lia e as pessoas que leram Van Gogh", explica.
A personalidade do pintor, sua pobreza e as cores que usava, estão presentes no espetáculo, que estreiou na Itália, esteve em Salvador e em São Paulo. "Van Gogh pintava com o vento, libertou as cores fortes, trouxe luz para as telas e no fim da vida viveu na casa do psiquiatra Gachet, com quem teve uma longa conversa minutos antes de se suicidar".
Serviço: Peça "A Cadeira do Consultório do Dr Gachet ou Van Gogh by Ia", com a atriz Ia Santanché, hoje às 20h30 e amanhã, às 19 horas, na Arcádia Livraria e Eventos de Arte (Rua Treze de Maio, 611). Informações: 323-9006. Ingressos a R$ 5,00.