Divulgar a qualidade da água das praias paranaenses, trabalho realizado há cinco anos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), não afugenta veranistas e turistas. Pelo contrário. De acordo com pesquisa feita em oito municípios litorâneos pela Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) entre os dias 8 e 10 de janeiro, os turistas estão chegando às praias do Paraná em maior número.
“O número de turistas no litoral paranaense vem aumentando a cada ano e 86% dos empresários entrevistados estão satisfeitos com esta temporada. Isso demonstra que a divulgação da balneabilidade não espanta os turistas”, destacou o presidente da Abrasel-PR, Marcelo Pereira.
O presidente da Associação Comercial de Guaratuba, Mauricio Lense, é um desses empresários. Ele diz estar satisfeito com o movimento em seu estabelecimento e faz questão de dizer que a divulgação da balneabilidade não afugenta o turista das nossas praias.
“Pelo contrário, ela mostra a realidade do que está acontecendo e traz credibilidade ao nosso Estado – deixando o turista mais seguro por saber onde ele realmente pode entrar na água sem riscos à sua saúde e de sua família”, afirma Lense.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a pesquisa demonstra, de forma definitiva e inquestionável, as melhorias promovidas no Litoral pelas ações e investimentos do governo do Estado. “Principalmente em relação ao trabalho de monitoramento e divulgação da balneabilidade. A pesquisa confirma que este trabalho não afugenta veranistas e turistas para outros Estados - como alguns argumentos para impedir esse importante trabalho”, acrescenta.
Segundo os empresários entrevistados, os turistas estão chegando em maior número e consumindo mais. A maioria (75%) dos visitantes das praias paranaenses é proveniente de outros Estados: paulistas (24%), catarinenses (16%) e cariocas (11%), principalmente, seguidos por mineiros (10%), gaúchos (4%), mato-grossenses (3%), brasilienses (3%), goianos (2%) e acreanos (2%). Os paranaenses somam 25% dos freqüentadores do litoral.
Os empresários de Matinhos também estão satisfeitos e consideram que a divulgação da balneabilidade não interfere no movimento, segundo o presidente da Associação Comercial de Matinhos, Nelson Cotovicz. “Apenas uma coisa nos incomoda: algumas manchetes sensacionalistas. Algumas matérias jornalísticas dizem uma coisa e o título outra”, alerta Cotovicz.
AEN