Paraná

6 mil pessoas bloqueiam a Ponte da Amizade

19 set 2001 às 11:09

Mais de 6 mil pessoas estão bloqueando neste momento a entrada da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, em protesto contra a retirada de 13 brasileiros que trabalham em Ciudad del Este. Os brasileiros estavam sem documentação legal para trabalhar no país vizinho.

Os manifestantes entraram em confronto com a Polícia Federal que usou bombas de gás lacrimogêneo e atirou balas de borracha para dispersar o movimento de protesto. Hoje de manhã, os brasileiros queimaram pneus em um trecho da BR 277 via de acesso à ponte. Não se sabe ainda o número de feridos no confronto. O prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva (PMDB), está reunido agora com autoridades paraguaios para tentar reverter a situação e liberar a ponte. Estão na reunião o Ministro da Justiça e Trabalho do Paraguai, o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Ciudad del Este.

Os brasileiros protestam contra a decisão dos governo paraguaio de fiscalizar e encaminhar trabalhadores irregulares à imigração brasileira. Semana passada, o governo adotou uma medida de fiscalizar o trabalho de brasileiros na cidade como parte do acordo entre ambulantes e comerciantes paraguaios.


Continue lendo