Das 120 vítimas fatais em acidentes envolvendo motos, automóveis, pedestres, bicicletas, ônibus e caminhões em Curitiba no ano passado, 22 eram ciclistas, o equivalente a 18,3% do total. O levantamento do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência) mostra ainda que o total de vítimas de acidentes envolvendo bicicletas chegou a 1.435 em 2001.
Das 22 mortes de ciclistas em 2001, duas ocorreram nos 70 quilômetros de canaletas exclusivas do sistema expresso. A Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba) está terminando os preparativos de uma campanha de orientação aos ciclistas que vai estar nas ruas a partir da próxima segunda-feira, dia 29. Além de busdoors, cartazes e folhetos, a Diretran e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) farão blitze educativas nos locais onde acontece o maior número de acidentes envolvendo ciclistas.
A Diretran instalou 472 placas de proibido andar de bicicleta nas canaletas dos cinco corredores de ônibus expresso na cidade (Boqueirão, Norte Sul, Leste e Oeste), nos calçadões para pedestres como a rua XV de Novembro, a rua Senador Alencar Guimarães, e ainda na Praça Rui Barbosa.
Dicas para a segurança dos ciclistas