O processo de licitação que vai garantir a recuperação de 1.837 quilômetros de rodovias no Paraná já foi iniciado. De acordo com o DER, serão investidos cerca de R$ 150 milhões nas obras, que começam neste segundo semestre.
Estudos do DER apontam que as rodovias paranaenses vinham, ao longo dos últimos anos, sofrendo um processo gradativo de destruição. Durante o período de 1998 até 2002, 706 quilômetros de estradas por ano se deterioraram.
O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi questionou a destruição da malha: "Para fugir da cobrança, muitos caminhoneiros passaram a buscar rotas alternativas e, com isso, várias rodovias que não foram construídas nem projetadas para suportar tráfego pesado e intenso também tiveram o processo de destruição acelerado"
Principais trechos a serem recuperados:
PR-092 - Curitiba - Rio Branco do Sul PR-340 - Cruzamento PR-408 - Cacatu- Bairro Alto PR-427 - Lapa - Campo do Tenente PR-092 - Jaguariaiva - Wenceslau Braz PR-151 - Ponta Grossa - Palmeira PR-340 - Castro - Tibagi BR-153 - Ibaiti - Ventania PR-092 - Andirá - Santo Antônio da Plantina PR-218 - Nova Fátima - Guapirama - Cruzamento PR-092 PRT-272 - Cruzamento BR-376 - Porto Ubá PR-317 - Santa Fé - Iguaraçu - Cruzamento PR-454 PR-323 - Maringá - Iporã BR-369 - Jandaia do Sul - São Pedro do Ivaí PR-182 - Toledo - Palotina PRT-280 - Palmas- Pato Branco PR-317- Toledo - Rio Santa Quitéri
Informações da AEN