Paraná

1º terminal público de álcool do BR será inaugurado no PR

23 out 2007 às 10:21

O primeiro terminal público de álcool do Brasil será inaugurado nesta terça-feira (23), às 15 horas, em Paranaguá (PR). Participam da cerimônia o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, o governador do Paraná, Roberto Requião e o superintendente estadual dos Portos, Eduardo Requião.

Construída com recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a obra custou R$ 13,7 milhões. São sete tanques com capacidade total de armazenamento de 37.500 metros cúbicos. O terminal conseguirá descarregar todo o álcool armazenado para os navios e recarregar os tanques em 48 horas, o que significa que a partir de agora 15 navios poderão ser carregados por mês no Porto de Paranaguá.


Segundo informações da ABr, o álcool a ser exportado será usado para fabricação de produtos farmacêuticos e de bebidas. O Japão será o principal mercado importador. Toda a produção paranaense de álcool que é exportada será escoada pelo terminal paranaense. Existem 29 indústrias de açúcar e álcool no Paraná, das quais 22 produzem açúcar e álcool e sete são destilarias (produzem apenas álcool).

Dados da Alcopar mostram que, em 2006, as indústrias paranaenses exportaram 270 milhões de litros de álcool. Para este ano, a expectativa é exportar 450 milhões de litros, um aumento de 66,6% em relação a 2006.


Continue lendo