O 1.º Distrito Policial de Curitiba, localizado na Rua André de Barros, no centro, vai se transformar no "Distrito da Copa" em 2014. Segundo informações da Polícia Civil, as obras para reformar a unidade devem começar nos próximos dias. Nesta semana, uma equipe da Divisão de Infraestrutura (DIE) da corporação fará uma visita técnica no local para avaliar a condição do prédio e fazer o orçamento de custos para a reforma.
"Na parte interna a estrutura está bem satisfatória. As maiores reformas devem ser feitas na parte externa", contou o delegado Marco Antônio Lagana, chefe da Comissão da Copa do Mundo da Polícia Civil, em reunião na última quarta-feira (15), no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.
Lagana explicou que o Distrito da Copa funcionará 24 horas por dia durante o evento, com o atendimento de policiais civis bilíngues.. "A Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) já está treinando cerca de mil policiais que participarão de eventos relativos à Copa do Mundo"explicou Lagana, salientado que todos os envolvidos terão que, obrigatoriamente, falar pelo menos dois idiomas.
Lagana explicou ainda que, além do Distrito da Copa, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) ficará responsável pelo atendimento das ocorrências dentro ou próximas ao estádio, ou seja, na Arena da Baixada e vizinhança. "O turista, o torcedor de futebol que vier a Curitiba para a Copa pode ficar tranquilo, que receberá da Polícia Civil um atendimento ágil e capacitado", destacou, lembrando que os X Games, disputados no mês passado, em Foz do Iguaçu, já serviram de treinamento para alguns policiais.
Exército - Nesta quinta-feira (16), Lagana, o delegado titular do Tigre, Luiz Alberto Cartaxo Moura, e o delegado titular do Cope, Amarildo José Antunes, participaram de uma reunião na 5.ª Região Militar, onde o trabalho que o Exército brasileiro fará na Copa foi apresentado. "Todas as foças de segurança estão se preparando e, principalmente, se comunicando entre si para que a Copa aconteça da melhor maneira possível", destacou Lagana.