Paraná

1,2 milhão de paranaenses não têm previdência social

02 fev 2001 às 16:27

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está promovendo palestras e reuniões com a sociedade para estimular a contribuição voluntária de trabalhadores autônomos e donas-de-casa. Pelos cálculos do INSS, cerca de 1,2 milhão de pessoas no Paraná estão sem o amparo da previdência social por não pagarem a contribuição mensal.

"A média nacional é de para cada dez pessoas, seis não contribuem para a previdência. E é isso que temos que mostrar", afirmou o diretor-fiscal da Previdência Social e integrante do Comitê, Reinoldo Bento dos Santos.


O número é considerado alto e tem sido atribuído à desinformação. "O que acontece é que as pessoas não sabem que podem contribuir, mesmo que não estejam com um emprego fixo. Precisamos de contribuintes para pagar os benefícios expedidos pelo INSS", explicou ele.


Somente no ano passado, a quantidade de benefícios expedidos aumentou 31%. Foram pagos 2,95 milhões de novos benefícios em todo o Brasil. Até o próximo dia 14, a Previdência Social irá pagar R$ 5,1 bilhões.


A maior parte dos contribuintes independentes é composta por mulheres. Em 2000, das 68,6 mil novas inscrições, 44,5 mil eram de mulheres (65% do total). "Elas estão pensando mais no futuro do que os homens. Além disso, tem o salário maternidade", citou. As contribuições ao INSS equivalem a 20% do valor a ser declarado, que pode variar entre um e 100 salários mínimos. No caso do salário maternidade, a contribuinte tem que estar inscrita pelo menos há dez meses.


O atendimento ao contribuinte ainda está passando por melhorias. Muitas vezes, as pessoas enfrentam longas filas e burocracia. Mas muitos serviços já podem ser acessados via Internet. Através do site www.previdenciasocial.gov.br, o contribuinte pode fazer o pedido do salário maternidade, da pensão familiar, benefício por acidente de trabalho e simulações para saber tempo para aposentadoria e futuro valor a ser pago pela Previdência.


As máquinas do INSS, chamadas de PrevFácil, também garantem o acompanhamento de processos e deverão ser colocados em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e prefeituras municipais. Atualmente, elas estão nos postos da Previdência.

Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado


Continue lendo