Fundador da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), David Schnaid veio para o Paraná construir do zero uma vida cheia de realizações. O advogado e professor era conhecido por dois traços marcantes: a erudição e a gentileza para com todos.
Nasceu em Pelotas (RS), em uma família de quatro irmãos. Estudou Direito em Porto Alegre (RS) e, formado, casou-se com Marta Boritman de Schnaid em Buenos Aires, capital argentina, antes de vir para Rolândia, em 1951. "Ficou na casa da tia Sara, que acolheu ele e mamãe quando não tinham nada. Até as alianças de casamento as tias se juntaram para comprar", conta a filha Betina Schnaid.
David e Marta Schnaid
Foi pioneiro no ramo de advocacia em Rolândia. Mudou-se com a família para Londrina em meados da década seguinte, mas manteve o escritório na cidade vizinha e viajava todos os dias para trabalhar. "Rolândia é nossa segunda casa", diz Betina.
Advogado das antigas, seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem apenas três números, conforme sua carteira funcional. Em Londrina, manteve um escritório no Calçadão, onde passava todos os dias para trabalhar chamando os engraxates pelo nome e convidando-os para tomar café na padaria. "Para ele, não havia diferença se a pessoa era prefeito, juiz ou engraxate", diz a filha.
Professor universitário da faculdade que ajudou a fundar, David era titular das cadeiras de Direito Constitucional e Filosofia do Direito da UEL, onde lecionou até 1994. Como amante das artes, gostava de pintar e ler e amava o Cine Teatro Ouro Verde e a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel).
Mas a grande paixão, conta Betina, era a própria vida. "Ele amava os vizinhos, os alunos, as pessoas. Achava beleza em tudo. Não precisava ir à Colômbia ou à China para achar a vida bela. Admirava até as flores dos jardins do prédio. Era uma pessoa de bem", diz a filha.
Betina e David Schnaid
Aos 96 anos, David viajou com a filha em setembro, para celebrar o Ano Novo Judaico – retornaram da Colômbia em 5 de outubro. O caçula da família gaúcha era o último dos quatro irmãos ainda vivo e foi o patriarca da família por 14 anos.
Fabiane e David Schnaid em Foz do Iguaçu
David Schnaid morreu na terça-feira (14), em Londrina, de causas naturais. Deixa as filhas Betina e Fabiane Schnaid e uma legião de admiradores.
O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.