Mundo

Você anda ansioso, nervoso e preocupado?

11 abr 2006 às 15:25

Quem não tem momentos de nervosismo e preocupação? No mundo de hoje isso é normal. Agora, quando esses sentimentos se tornam freqüentes pode haver algo errado. Há vários tipos de distúrbios de ansiedade, e usualmente incluem medo excessivo, pânico e temor que atrapalham na realização das tarefas rotineiras. Esses distúrbios podem aparecer sozinhos ou em associação. O distúrbio é um problema médico e psiquiátrico que deve ser tratado.

Problemas como ansiedade e nervosismo podem se iniciar devido a problemas físicos como desequilíbrio hormonal, problemas respiratórios e cardíacos, enxaquecas, etc. Eventos e circunstâncias estressantes, relacionamentos e atividades instáveis também podem contribuir para o surgimento do distúrbio de ansiedade. Assim como uma dieta precária e a falta de exercícios físicos diários.


É comum a associação de ansiedade e depressão. E ambos devem ser avaliados e tratados adequadamente. Não tente resolver o distúrbio de ansiedade sozinho. Procure ajuda profissional assim que perceber qualquer sintoma de ansiedade.


Distúrbio generalizado


Distúrbio de ansiedade generalizado. Neste distúrbio a ansiedade e a preocupação interferem nas atividades diárias por meses ou anos. Pode causar sintomas físicos como dor de cabeça, dor nas costas, alteração intestinal ou no estômago. Esse distúrbio também pode ocorrer em crianças.


Distúrbios do pânico


Quando ataques de pânico ocorrem sem aviso - ou de maneira repetitiva - isso se chama distúrbio do pânico. As pessoas com distúrbio do pânico são acometidas de um mal-estar terrível, sentem falta de ar, taquicardia, tremores e tem a nítida impressão de que estão morrendo com um grave problema no coração. Esses ataques podem ocorrer muitas vezes durante o dia ou durante toda a semana e interferem na vida profissional e pessoal. As mulheres são as mais vulneráveis a doença, cerca de 75% dos casos. A faixa etária mais freqüente é de 20 a 35 anos. As crianças não apresentam essa patologia.


Distúrbio pós-traumático


O estresse pós-traumático é um distúrbio de ansiedade que ocorre após um evento traumático. O evento usualmente envolve risco de danos graves, morte, ou ameaças graves, como em assaltos violentos, seqüestros, abuso sexual, desastres naturais, acidentes, combates militares, etc. Ele ocorre quando a ansiedade relacionada com o evento traumático persiste por longo período. Pode ocorrer em todas as idades, incluindo crianças e adolescentes.


Distúrbio por substâncias

Drogas como o álcool, cocaína, sedativos, e anfetaminas podem causar ataques graves de ansiedade, nervosismo e preocupação constantes. A interrupção do uso da droga por algumas semanas usualmente reduz os sintomas drasticamente.


Continue lendo