Mundo

Violência é problema que vem de décadas

04 mai 2004 às 16:06

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, recebeu, nesta terça-feira, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) um estudo de mil páginas sobre a segurança pública no país.

O trabalho, desenvolvido durante seis meses por 40 especialistas brasileiros e estrangeiros, é resultado de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Justiça, a Firjan, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


Uma das conclusões do estudo é que a violência é um problema que vem de décadas anteriores, numa seqüência de desacertos de uma forma estruturada na área nacional.


O trabalho abrange nove eixos temáticos e traz propostas relacionadas a cada um deles: segurança municipal, controle de armas de fogo, controle externo e participação social, estruturação e modernização das perícias, sistema penitenciário, formação policial, gestão da informação e gestão organizacional e prevenção do crime e da violência.
As propostas serão analisadas por Thomaz Bastos, que decidirá se aceita as sugestões apresentadas pela Firjan, de maneira a colocá-las em prática de acordo com as orientações do Plano Nacional de Segurança Pública.

Informações da ABr


Continue lendo