Já circulam na internet imagens da morte do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, morto por enforcamento por volta da 1 hora da manhã (horário de Brasília) deste sábado (30), em Bagdá (Iraque).
As fotos e o vídeo - com duração de 2 minutos e 38 segundos - foram feitos supostamente por uma testemunha da execução. Em uma delas, o ex-presidente aparece dependurado na forca, aparentemente já morto.
Segundo o Terra, na gravação, os carrascos gritam "Moqtada, Moqtada!", em referência ao líder xiita radical Moqtada al Sadr, cujo pai e um tio foram assassinados sob o regime de Saddam.
Segundo as imagens, Saddam continua rezando no momento de cair no vazio. O corpo então cai brutalmente e se escuta um ruído de metal.
Saddam foi condenado à pena de morte por sua participação nos assassinatos de 148 xiitas da cidade de Dujail, depois do fracasso de um complô para matá-lo em 1982, assim como pela tortura e deportação de centenas de moradores de Dujail.
O enterro ocorreu por volta das 23 horas de ontem (horário de Brasília) em uma cerimônia com a presença de poucas pessoas em Awja, na região de Tikrit, ao norte de Bagdá, Saddam foi enterrado em um terreno de sua família.
Segundo a BBC Brasil, no mesmo local, também estão enterrados os corpos dos filhos de Saddam, Uday e Qusay, mortos por tropas americanas em 2003.