Mundo

Vacinação contra gripe ultrapassou a meta esperada

29 jun 2003 às 17:12

O Ministério da Saúde obteve este ano o melhor resultado da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe, doença que provoca sintomas como febre alta, dor de garganta, tosse e dores no corpo, mas pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia, e até mesmo levar a morte.

O resultado final da campanha indica a vacinação de mais de 12,3 milhões de pessoas acima dos 60 contra a enfermidade, representando 82,2% de cobertura vacinal. Este ano, a meta era imunizar 10,5 milhões de idosos, ou 70% do público-alvo, formado por cerca de 15 milhões de pessoas.


Outro resultado importante da campanha é a ampliação da cobertura vacinal por município. O balanço do Ministério da Saúde informa que 5.181 prefeituras alcançaram coberturas acima de 70%, meta do Ministério da Saúde para manter a população idosa protegida contra a gripe. Essas cidades representam 93% do total de municípios brasileiros.


Apenas 379 municípios não alcançaram a meta. Desses, 248, ou 65%, correspondem a localidades com população inferior a 2 mil pessoas, sendo 33 na região Norte, 41 no Nordeste, 68 no Sudeste, oito no Centro-Oeste e 98 na região Sul.


Em relação ao ano passado, o resultado expressa a melhor adesão dos idosos brasileiros à campanha, tendência verificada desde o primeiro balanço parcial deste ano. Em 2002, foram vacinadas mais de 11 milhões de pessoas contra a gripe, ou 74% da meta.


Em maio deste ano, a Assembléia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, Suíça, recomendou aos países membros que estabelecessem medidas para aumentar a cobertura vacinal nos grupos populacionais mais susceptíveis à gripe e às suas complicações. Nesse grupo, estão os idosos e as pessoas, de qualquer faixa-etária, imunodeprimidas e portadoras de doenças respiratórias, entre outras. A OMS recomendou que os países atinjam 50% de cobertura até 2006 e 75% até 2010.

No Brasil, além das pessoas com mais de 60 anos, que recebem a vacina nos postos de Saúde, os cidadãos do grupo de risco podem ser vacinados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.


Continue lendo