Mundo

Ucrânia culpa aumento nas exportações brasileiras por queda nos preços de grãos

24 abr 2023 às 16:01

O vice-ministro da Agricultura da Ucrânia, Markian Dmpytrasevych, disse nesta segunda-feira (24) que o aumento das exportações de cereais pelo Brasil é mais decisiva para a queda dos preços do que a passagem de grãos ucranianos pela Europa.


"Se olhamos para as estimativas do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, o relatório de 2023 indica que o Brasil aumentou suas exportações para 10,8% da demanda mundial de cereais. São esses fenômenos que fazem flutuar os preços, e não a passagem dos grãos ucranianos”, disse Dmytrasevych em audiência na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu.



Recentemente, alguns países da Europa, como a Polônia, chegaram a proibir a importação de cereais da Ucrânia com o argumento de evitar a desvalorização dos mercados locais.


"Existem diversas peculiaridades para se observar se quisermos entender os motivos para o preço dos cereais ter ficado mais competitivo. O setor agrícola polonês, por exemplo, bateu recorde em 2022, exportando 47 bilhões de euros”, explicou o vice-ministro.

Continue lendo