Mundo

Tropas brasileiras vão liderar missão de paz no Haiti

29 mai 2004 às 14:26

O primeiro contingente das Forças Armadas brasileiras, com 63 Fuzileiros Navais e 98 militares do Exército, embarcou na manhã deste sábado da Base Naval de Mocanguê, no Rio de Janeiro, para a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti.

Eles fazem parte da Brigada-Haiti, formada por 1.200 militares brasileiros que integrarão as Forças de Paz das Nações Unidas naquele país.


Os militares embarcaram em dois navios, uma fragata e um navio tanque, repletos de equipamentos, vacinas, material logístico, comida e água.


Ao todo são 143 viaturas, entre elas três ambulâncias, 11 reboques, 12 urutus – carros blindados sobre rodas -, caminhões de até cinco toneladas, além de equipamentos de comunicação, duas cisternas de água e duas de combustível e frigoríficos.


Os navios levarão 18 dias, sem escala, para chegar ao Haiti. Lá, os militares brasileiros vão se juntar a outros da Argentina e do Chile que vão substituir militares dos Estados Unidos, Canadá, França e Chile, que estão em Porto Príncipe desde o fim de fevereiro, quando o então presidente Jean Berthran Aristides renunciou ao cargo.


Os brasileiros têm como missão proporcionar condições para a redemocratização do Haiti que atravessa uma crise político-social-econômica, agravada com a atuação de uma milícia armada que tomou conta das ruas desde a renúncia de Aristides.

O contingente brasileiro será responsável também pelo patrulhamento de reconhecimento, escolta de comboio e segurança de autoridades, pacificação em áreas de conflito, apoio à equipe de engenharia encarregada de desativação de minas terrestres e explosivos, e apoio às ações humanitárias.


Continue lendo