Mundo

Três empresas são autuadas por morte de peixes no RS

11 out 2006 às 19:49

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autuou três empresas pelo desastre ambiental que está matando milhões de peixes no Rio dos Sinos, desde a semana passada. Ao mesmo tempo, vai exigir que as indústrias da região reduzam em 30% o emissão de efluentes enquanto durar a situação de emergência ambiental. E vai notificar as 32 prefeituras da municípios da região para que apresentem planos de saneamento para evitar o lançamento de esgoto na bacia do Sinos, num prazo de 180 dias.

De acordo com notícia do estadao.com, as decisões foram tomadas nesta quarta-feira (11), em meio à investigação sobre a origem do material tóxico despejado no arroio Portão, um afluente do Sinos. Os nomes das empresas autuadas e o valor das multas não foram divulgados. O biólogo Jackson Müller, diretor técnico da Fepam, disse que outras empresas poderão sofrer sanções semelhantes nos próximos dias, à medida em que os motivos da mortandade forem descobertos.

O trabalho de retirada dos peixes mortos do rio prosseguiu nesta quarta-feira. Os caminhões cedidos por prefeituras da região já transportaram cerca de 50 mil toneladas de peixes mortos para o aterro sanitário de Sapucaia do Sul, conforme cálculos dos técnicos da Fepam.


Continue lendo