Mundo

Três de quase dez aposentados sustentam suas famílias

29 dez 2004 às 15:53

Em todo o país, 27% dos idosos aposentados contribuem com mais de 90% do rendimento familiar. A importância das aposentadorias é maior na área rural, onde a proporção de aposentados chega a quase 80% da população. Os dados fazem parte da publicação Indicadores Sociais Municipais, feita com base nos resultados do Censo Demográfico 2000 e lançada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2000, cerca de 35% dos idosos nos municípios com até 20 mil habitantes colaboravam com 30% a 50% da renda familiar no mês. Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, o percentual cai para 17% dos idosos. De acordo com o estudo, a maior incidência de aposentados em municípios com até 5 mil habitantes (76,9%) está relacionada à universalização dos benefícios da seguridade social ocorrida durante a década de 1990.


"Como esses municípios menores se caracterizam fundamentalmente como rurais, os idosos ali residentes puderam se beneficiar do Programa de Assistência ao Trabalhador Rural (PRORURAL/FUNRURAL), que foi uma extensão dos benefícios às pessoas que trabalhavam em atividades agrícolas, de extração, mineração e que nunca haviam contribuído para a Previdência Social", explicou a pesquisadora do instituto, Bárbara Soares.


Segundo ela, nos municípios menos populosos e com características rurais as oportunidades do mercado de trabalho para os jovens são poucas. Também se observa elevado número de pessoas que trabalham por conta própria ou em ajuda à família e não têm remuneração, o que aumenta a importância da aposentadoria no rendimento familiar.


Já nos municípios maiores, onde predominam ocupações urbanas e mercado de trabalho mais formal, o tempo de contribuição para a previdência pode ser fator importante para explicar o percentual mais baixo de aposentados e pensionistas.

Informações da ABr


Continue lendo