O jornalista Tim Lopes foi homenageado nesta terça-feira com uma missa celebrada na Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Ele completaria 53 anos nesta terça se não tivesse sido assassinado há pouco mais de um ano por traficantes de drogas no Rio de Janeiro, quando investigava a exploração sexual de crianças e adolescentes em uma favela.
Ainda em homenagem a Tim Lopes, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) lançou o livro "O Grito dos Inocentes – Os Meios de Comunicação e a violência sexual contra crianças e adolescentes".
Quinto volume da série Mídia e Mobilização Social, o livro retrata como a imprensa trata o tema e divulga as matérias dos cinco jornalistas vencedores do Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigação Jornalística.
Para o diretor-editor da ANDI, Veet Vivarta, a imprensa tem papel fundamental para enfrentar a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. "Só com a divulgação dos fatos é que a sociedade vai se mobilizar para um debate sobre o problema que atinge todas as classes sociais".