Haider Sediqi não deu muita bola para uma pequena bolsa, esquecida em seu taxi por um passageiro que fez uma corrida até o Aeroporto Internacional de Los Angeles na quarta-feira (16). O imigrante afegão de 40 anos de idade deixou a bolsinha fechada no banco da frente do carro e seguiu para almoçar com um colega de trabalho assim que deixou o passageiro.
Enquanto levantava-se para ir ao banheiro, Sediqi pediu ao colega que abrisse a bolsa e procurasse algum documento que pudesse identificar o dono. "Meu Deus, olhe isso", disse o colega a Sediqi, impressionado com o que via no interior da bolsa: pequenos sacos plásticos repletos de diamantes.
Os cerca de cem diamantes estavam lapidados e o valor deles é estimado em US$ 350.000. Além dos diamantes, os taxistas encontraram um cartão com um número de telefone celular. Sediqi, pai de dois filhos e com a esposa grávida do terceiro, telefonou então para o número. Quando a ligação foi atendida, ele apresentou-se e perguntou: "Hmmm, você notou a falta de alguma coisa?"
"Oh, meu Deus!", exclamou o joalheiro Eric Austein, cujo vôo com destino a Nova York ainda não havia partido. Os dois combinaram então um encontro na delegacia do aeroporto. A polícia averiguou os diamantes e confirmou a identidade de Austein. Passado o susto, com os diamantes na mão, Austein abraçou Sediqi e prometeu a ele uma recompensa.
Encontrado na quinta-feira enquanto esperava seu carro ser consertado numa oficina, Sediqi assegurou que em nenhum momento pensou em ficar com os diamantes, apesar do sonho de um dia abrir um restaurante. "Deus está lá em cima e está de olho na gente o tempo todo", comentou ele.
Fonte: AP