O soldado brasileiro Rodrigo da Rocha Klein, que participava da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah), morreu nesta quinta-feira (02) em Porto Príncipe. De acordo com nota divulgada hoje (03) pelo Ministério da Defesa, o soldado tropeçou em um fio de alta tensão da rede pública enquanto fazia patrulhamento no Ponto Forte Dourados e morreu eletrocutado. Klein era natural de São Luiz Gonzaga, tinha 21 anos e servia desde 2004 no 4º Regimento de Cavalaria Blindado.
Outro soldado, o 3º Sargento Luiz Guilherme Fagundes Caetano, de 23 anos, da mesma unidade militar, ainda tentou socorrer o Rodrigo Klein e, em conseqüência, sofreu escoriações e queimaduras nas mãos. Segundo o Ministério da defesa, o militar está internado no Hospital Argentino da missão da ONU e não corre perigo de vida. O Comando do Batalhão Haiti e a Minustah investigarão o acidente.
O Brasil participa da missão de paz no Haiti desde 2004. Atualmente, há 1.200 militares e policiais brasileiros no país. A tropa opera em regime de rodízio – o atual grupo assumiu em 16 de junho deste ano e permanecerá no Haiti até dezembro.