O número de mortos após a passagem da tempestade tropical Washi no sul das Filipinas subiu para 440 neste sábado (18), de acordo com integrantes da Cruz Vermelha. Entre as áreas mais afetadas está a cidade de Cagayan de Oro, na qual o registro de mortos soma 215, e a vizinha Iligan, onde 144 residentes morreram, informou o secretário-geral da Cruz Vermelha Nacional, Gwen Pang.
A tempestade atingiu a região sul do país, na noite desta sexta-feira (16), trazendo chuvas torrenciais e ventos com uma velocidade de noventa quilômetros por hora.
Muitos dos que morreram estavam dentro de suas casas quando elas foram inundadas ou foram soterrados por deslizamentos.
Benito Ramos, chefe da agência nacional filipina de emergência contra desastres naturais, disse que relatos sobre a tragédia continuam sendo atualizados e afirmou que a expectativa é de que o número de mortos vá aumentar.
Há também centenas pessoas que estão desaparecidas e dezenas de milhares que procuraram abrigo em regiões mais altas do país.
As Filipinas são atingidas, em média, por 20 tempestades tropicais anualmente.
Em setembro, o país foi abalado pelos tufões Nesat e Nalgae, que assolaram as Filipinas com uma pequena diferença de dias entre eles, em setembro deste ano. Os tufões deixaram mais de cem mortos.
>>> Informações atualizadas às 13h15.