Pelo menos 166 pessoas morreram em um acidente ocorrido hoje em uma mina de carvão na Turquia, informou ministro de Energia do país, Taner Yildiz, já no início da madrugada de quarta-feira, pelo horário local.
Yildiz informou ainda que 787 mineiros trabalhavam no subsolo quando ocorreu uma explosão seguida de incêndio no interior da mina, situada em Soma, cerca de 250 quilômetros ao sul de Istambul.
Além dos 166 mortos, 80 mineiros ficaram feridos, quatro deles em estado grave. Os sobreviventes resgatados foram enviados a um hospital na cidade de Soma, na província de Manisa. Estima-se que mais de 200 pessoas continuem presas no interior da mina.
Yildiz qualificou a situação como "perturbadora" e disse mais cedo que os esforços de resgate persistiriam pelo menos até o amanhecer da quarta-feira.
Mehmet Bahattin Atci, um administrador local, disse que a explosão foi causada por uma unidade de distribuição de energia.
O canal de televisão turco NTV disse que o acidente ocorreu cerca de dois quilômetros de profundidade dentro da mina.
Os jornalistas estavam sendo mantidos longe do local, mas uma testemunha disse à emissora que viu ambulâncias entrando e saindo da área.
Acidentes em minas são relativamente comuns na Turquia, que sofre com a falta de condições mínimas de segurança.