A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa e o Ministério da Educação, vai distribuir mais de 800 mil cartilhas educativas produzidas pelo Projeto Diga Sim à Vida para alunos do ensino fundamental. São gibis e jogos educativos que visam previnir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. Outras 20 mil cartilhas serão enviadas aos professores, para trabalharem o tema em sala de aula. Todo o material será entregue até o fim do ano.
Para dar destaque ao Projeto foi criado um novo personagem da Turma da Mônica, o Ronaldinho Gaúcho, que leva mensagens de prevenção ao uso de drogas para o público infantil. A decisão de tornar o jogador um personagem de quadrinhos pretende reforçar a necessidade de manter viva no imaginário da criança e do adolescente a importância de fazer escolhas saudáveis, de preservar e valorizar a vida, mesmo que as condições não sejam favoráveis.
A Senad lançou, também, o Curso de Formação em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas para Educadores de Rede Pública de Ensino. Cerca de 20 mil professores do ensino fundamental e médio serão capacitados para trabalhar de forma integrada e cooperativa a prevenção do uso de drogas junto aos estudantes.